DICA PRINCIPAL: Contrate um walking tour, vale cada centavo. Contratamos o Pablo(e-mail: infobuenosairestrip@gmail.com , no orkut encontra ele por Bs As Trip Pablo :) que é gente finíssima. Tu podes dizer os locais que gostaria de conhecer, nós contamos o que já tínhamos visto e deixamos ele fazer a rota. Segundo ele, nós percorremos o que normalmente se leva três dias para fazer. Caminhamos das 9h às 17h, paramos realmente para almoçar, durou 1h. É excelente! Custo: US$ 35 por pessoa.
PUERTO MADERO - bairro empresarial
Lugar muito bonito e com uma brisa maravilhosa. Nosso guia Pablo nos contou que era um lugar abandonado e que o governo se empenhou e juntamente com empresas revolucionou o lugar. Em um dos restaurantes que há lá(para sentir o poder do lugar) a Madonna foi jantar.
E no Hotel Hilton foram gravadas cenas de alguns filmes.
Você pode cruzar a Puente de La Mujer, que foi inspirada em um casal dançando tango, sendo a parte sinuosa, um braço de 39 metros, a silhueta feminina. E tem o Fragata Sarmiento, museu flutuante. Quando passamos por ele ainda não estava aberto para visitas, que são feitas das 10 às 19h. É pago ingresso, no guia da Abril dizia que era US$ 0,50.
 |
Puente de La Mujer |
SAN TELMO - bairro boêmio
Há muitos lugares para se visitar. Um local que nos chamou atenção foi a Casa Mínima, a menor casa de Buenos Aires, onde morava uma escrava. A casa era anexada ao Casarão de seus donos. Apenas 2,60m de fachada.
Feira da Plaza Dorrego: aos domingos - tipo a partir das 10h- bomba, tem de tudo.
LA BOCA
Caminito - o lugar é bem bacana. Tem uma galeria que fica na frente das barracas de artesanato, que no fundo há o pôster do tango para se tirar foto, de graça. Se deixar para tirar na rua, nos pontos que há, é cobrado.
As lembrancinhas são mais caras que na Florida. Há um porta-joias feito de casca de laranja muito bacana. Eles usam o bagaço da laranja virado. Lá custava 40 pesos, nós compramos a 22 pesos na Florida.
 |
Antigos cortiços transformados em lojas de recordações |
RECOLETA - bairro chique
Freddo - havia a promoção 1/4 de kg por 14 pesos, muito barato e grande porção. Esta promoção era para os sabores tradicionais: doce de leite, chocolate, creme americano e morango. Você pode optar por tirar algum sabor. Vale a pena, pois na Florida pagamos um copo bem menor, com duas bolas por 15 pesos. O sorvete é muito bom, cremoso e saboroso.
Dica: experimente o sabor de morango, não comemos nada igual a este sabor, parece que esta realmente comendo um morango. O doce de leite é muito doce, foi o sabor - dos provados - que menos gostamos.
Cemitério da Recoleta - achávamos que ia ser sem graça, mas vale a pena, principalmente se está com um guia ou alguém que sabe algumas histórias das pessoas enterradas ali. Contaremos algumas:
* Enterraram uma mulher viva, ela teve catalepsia, encontraram o caixão todo arranhado por dentro da tampa. Então fizeram a escultura do mausoléu dela de uma mulher abrindo uma porta em lembrança ao fato.
* Um coveiro do cemitério demorou longos anos para juntar dinheiro para fazer seu túmulo, mandou fazer sua escultura em Veneza, quando a escultura veio e o túmulo ficou pronto, ele se matou. É o mausoléu mais simples e pequeno do cemitério.
* Havia um casal que vivia brigando, o marido morreu fizeram sua escultura e tal. Quando a esposa veio a falecer, no testamento deixou ordenado que fizessem a escultura dela de costas para o marido. E assim foi feito, mas os dois estão em caixões um ao lado do outro.
* Mausoléu mais rico do cemitério tem na cúpula uma pintura que leva ouro.
Basílica Nossa Senhora do Pilar - fica ao lado do cemitério. Na entrada tem um altar sinistro, com uma santa e duas caveiras ao lado. Nosso guia não soube nos explicar, mas disse que são de santos. A igreja foi erguida pelos jesuítas. Pode se visitar os claustros que há embaixo da igreja, é pago, 8 pesos por pessoa.
Museu Nacional de Belas Artes - é bem bacana, há obras de pintores renomados como Picasso, Cézanne e Monet.
Floralis Genérica - uma escultura de uma flor de metal que abre durante o dia e fecha a noite, tem 20 metros de altura. Muito lindo, mas está estragada há algum tempo, só fica aberta. No mesmo parque onde fica a flor, tem a praia experimental dos argentinos, um local onde há guarda-sol para a população pegar um bronze. É estranho!
PALERMO - bairro para os jovens
Jardim das Rosas - um lugar muito lindo, deve ser sensacional na primavera. Segundo o guia da Abril, há quase 15 mil roseiras de 1189 espécies. Procure o banco que exala poesias. É um banco embaixo de um pergolado coberto de plantas, próximo a caixas de som. Ao sentar no banco um sensor é ativado e poesias são declamadas. Muito legal! Tem horário de visitação, fecha as 18h.
Jardim japonês - bem próximo ao roseiral está o jardim japonês, a entrada custa 8 pesos por pessoa. O jardim é lindo, bem cuidado, com cascata, pontes, mirante e muito peixe nos lagos.
RETIRO - bairro ao lado do Centro Livraria El Ateneo - fica na Avenida Santa Fé. Era um cine-teatro e antes disso uma fábrica de carruagens. Lembra o Teatro São Pedro, de Porto Alegre. Vale a pena visitar.
Monumento aos mortos na Guerra das Malvinas - há soldados que fazem a guarda. Fizemos uma foto engraçadinha com eles. Diferente de outros lugares, estes guardas falam, cumprimentaram-nos. Fica na Praça San Martín.
Torre dos Ingleses - muito lindo a torre com o Big Ben portenho. Na Praça San Martín se consegue fazer uma foto bem legal com a torre.
Hora de comerAo meio-dia, bife de chorizo: almoçamos no Rodi-Bar Restaurante, que fica na Vicente Lopez, 1900, no bairro Recoleta. Lugar simples, com boa comida e por um bom preço. O Vini pediu bife de chorizo, uma fatia grossa de contrafilé grelhado, sem acompanhamento. Prepare-se pois não há tempero nenhum, colocando o molho de chimichurri fica muito bom. A explicação do nosso guia Pablo é que a carne é preparada sem tempero para sentir o sabor da carne. Valor 42 pesos. A Rose pediu o combinado 10, que tinha bife a milanesa, ovo, batatas fritas e salada mista. A carne também não tinha tempero. Valor 28 pesos.
A noite: tem um lugar bem legal, com empanadas deliciosas e com preço bom. Chama-se 1810, fica na Marcelo T. de Alvear, entre as quadras da Esmeralda e Suipacha. Valor entre 4,50 e 5 pesos cada empanada. A de provolone - queijo, presunto e tomates - é deliciosa.
 |
Empanadas no 1810. Muito saborosas! |