E nasce mais um blog...

O viRÔ Dicas tem a intenção de
compartilhar as experiências gastronômicas
e de turismo desta gaúcha.


A ideia é passar dicas sobre comidas,
lugares e caminhos experimentados.

Espero que aproveitem e fiquem
a vontade para comentar.


Um abraço,
Rose Martins


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fazendo walking tour em Buenos Aires


DICA PRINCIPAL: Contrate um walking tour, vale cada centavo. Contratamos o Pablo(e-mail: infobuenosairestrip@gmail.com , no orkut encontra ele por Bs As Trip Pablo :) que é gente finíssima. Tu podes dizer os locais que gostaria de conhecer, nós contamos o que já tínhamos visto e deixamos ele fazer a rota. Segundo ele, nós percorremos o que normalmente se leva três dias para fazer. Caminhamos das 9h às 17h, paramos realmente para almoçar, durou 1h. É excelente! Custo: US$ 35 por pessoa.

PUERTO MADERO - bairro empresarial

Lugar muito bonito e com uma brisa maravilhosa. Nosso guia Pablo nos contou que era um lugar abandonado e que o governo se empenhou e juntamente com empresas revolucionou o lugar. Em um dos restaurantes que há lá(para sentir o poder do lugar) a Madonna foi jantar.

E no Hotel Hilton foram gravadas cenas de alguns filmes.

Você pode cruzar a Puente de La Mujer, que foi inspirada em um casal dançando tango, sendo a parte sinuosa, um braço de 39 metros, a silhueta feminina. E tem o Fragata Sarmiento, museu flutuante. Quando passamos por ele ainda não estava aberto para visitas, que são feitas das 10 às 19h. É pago ingresso, no guia da Abril dizia que era US$ 0,50.
Puente de La Mujer

SAN TELMO - bairro boêmio

Há muitos lugares para se visitar. Um local que nos chamou atenção foi a Casa Mínima, a menor casa de Buenos Aires, onde morava uma escrava. A casa era anexada ao Casarão de seus donos. Apenas 2,60m de fachada.



Feira da Plaza Dorrego: aos domingos - tipo a partir das 10h- bomba, tem de tudo.

LA BOCA

Caminito - o lugar é bem bacana. Tem uma galeria que fica na frente das barracas de artesanato, que no fundo há o pôster do tango para se tirar foto, de graça. Se deixar para tirar na rua, nos pontos que há, é cobrado.
As lembrancinhas são mais caras que na Florida. Há um porta-joias feito de casca de laranja muito bacana. Eles usam o bagaço da laranja virado. Lá custava 40 pesos, nós compramos a 22 pesos na Florida.
Antigos cortiços transformados em lojas de recordações

RECOLETA - bairro chique

Freddo - havia a promoção 1/4 de kg por 14 pesos, muito barato e grande porção. Esta promoção era para os sabores tradicionais: doce de leite, chocolate, creme americano e morango. Você pode optar por tirar algum sabor. Vale a pena, pois na Florida pagamos um copo bem menor, com duas bolas por 15 pesos. O sorvete é muito bom, cremoso e saboroso.

Dica: experimente o sabor de morango, não comemos nada igual a este sabor, parece que esta realmente comendo um morango. O doce de leite é muito doce, foi o sabor - dos provados - que menos gostamos.

Cemitério da Recoleta - achávamos que ia ser sem graça, mas vale a pena, principalmente se está com um guia ou alguém que sabe algumas histórias das pessoas enterradas ali. Contaremos algumas:

* Enterraram uma mulher viva, ela teve catalepsia, encontraram o caixão todo arranhado por dentro da tampa. Então fizeram a escultura do mausoléu dela de uma mulher abrindo uma porta em lembrança ao fato.

* Um coveiro do cemitério demorou longos anos para juntar dinheiro para fazer seu túmulo, mandou fazer sua escultura em Veneza, quando a escultura veio e o túmulo ficou pronto, ele se matou. É o mausoléu mais simples e pequeno do cemitério.

* Havia um casal que vivia brigando, o marido morreu fizeram sua escultura e tal. Quando a esposa veio a falecer, no testamento deixou ordenado que fizessem a escultura dela de costas para o marido. E assim foi feito, mas os dois estão em caixões um ao lado do outro.

* Mausoléu mais rico do cemitério tem na cúpula uma pintura que leva ouro.


Basílica Nossa Senhora do Pilar - fica ao lado do cemitério. Na entrada tem um altar sinistro, com uma santa e duas caveiras ao lado. Nosso guia não soube nos explicar, mas disse que são de santos. A igreja foi erguida pelos jesuítas. Pode se visitar os claustros que há embaixo da igreja, é pago, 8 pesos por pessoa.

Museu Nacional de Belas Artes - é bem bacana, há obras de pintores renomados como Picasso, Cézanne e Monet.

Floralis Genérica - uma escultura de uma flor de metal que abre durante o dia e fecha a noite, tem 20 metros de altura. Muito lindo, mas está estragada há algum tempo, só fica aberta. No mesmo parque onde fica a flor, tem a praia experimental dos argentinos, um local onde há guarda-sol para a população pegar um bronze. É estranho!

PALERMO - bairro para os jovens

Jardim das Rosas - um lugar muito lindo, deve ser sensacional na primavera. Segundo o guia da Abril, há quase 15 mil roseiras de 1189 espécies. Procure o banco que exala poesias. É um banco embaixo de um pergolado coberto de plantas, próximo a caixas de som. Ao sentar no banco um sensor é ativado e poesias são declamadas. Muito legal! Tem horário de visitação, fecha as 18h.

Jardim japonês - bem próximo ao roseiral está o jardim japonês, a entrada custa 8 pesos por pessoa. O jardim é lindo, bem cuidado, com cascata, pontes, mirante e muito peixe nos lagos.

RETIRO - bairro ao lado do Centro Livraria El Ateneo - fica na Avenida Santa Fé. Era um cine-teatro e antes disso uma fábrica de carruagens. Lembra o Teatro São Pedro, de Porto Alegre. Vale a pena visitar.

Monumento aos mortos na Guerra das Malvinas - há soldados que fazem a guarda. Fizemos uma foto engraçadinha com eles. Diferente de outros lugares, estes guardas falam, cumprimentaram-nos. Fica na Praça San Martín.

Torre dos Ingleses - muito lindo a torre com o Big Ben portenho. Na Praça San Martín se consegue fazer uma foto bem legal com a torre.

Hora de comer

Ao meio-dia, bife de chorizo: almoçamos no Rodi-Bar Restaurante, que fica na Vicente Lopez, 1900, no bairro Recoleta. Lugar simples, com boa comida e por um bom preço. O Vini pediu bife de chorizo, uma fatia grossa de contrafilé grelhado, sem acompanhamento. Prepare-se pois não há tempero nenhum, colocando o molho de chimichurri fica muito bom. A explicação do nosso guia Pablo é que a carne é preparada sem tempero para sentir o sabor da carne. Valor 42 pesos. A Rose pediu o combinado 10, que tinha bife a milanesa, ovo, batatas fritas e salada mista. A carne também não tinha tempero. Valor 28 pesos.

A noite: tem um lugar bem legal, com empanadas deliciosas e com preço bom. Chama-se 1810, fica na Marcelo T. de Alvear, entre as quadras da Esmeralda e Suipacha. Valor entre 4,50 e 5 pesos cada empanada. A de provolone - queijo, presunto e tomates - é deliciosa.
Empanadas no 1810. Muito saborosas!

Um comentário:

  1. Nossa! Estou impressionada com a quantidade de lugares que vcs conheceram em um dia só. Qual o meio de transporte que esse guia utiliza? Tinham outras pessoas com vcs? Quem decide quanto tempo ficar nos lugares, vcs ou ele?
    Adorei as dicas do Lujan. Anotadíssimas! Estou indo para Bue na semana que vem. Espero tirar fotos lindas como as de vcs. Parabéns e valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir