E nasce mais um blog...

O viRÔ Dicas tem a intenção de
compartilhar as experiências gastronômicas
e de turismo desta gaúcha.

A ideia é passar dicas sobre comidas,
lugares e caminhos experimentados.

Espero que aproveitem e fiquem
a vontade para comentar.

Um abraço,
Rose Martins

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pântano do sul

Amanheceu parcialmente nublado. Resolvemos conhecer a praia de Pântano do Sul e por recomendação do amigo @gersongb fomos em busca da trilha da Lagoinha do Leste.
Pegamos o caminho das casas que ficam entre o mar e os rochedos. Chegamos ao final do caminho, não nos demos por vencidos e continuamos pelas pedras. Fomos até um pedaço e paramos, pois estávamos de chinelos. Deste local, belas fotos foram feitas.
Vista a partir das pedras

Voltamos para beira-mar, armamos o guarda-sol, mas não foi possível entrar na áqgua pois estava frio e havia muito vento.
Dica do almoço: Pedacinho do Céu, é o último restaurante seguindo pela areia. Um lugar simples, mas com uma comida boa. Pedimos a sequencia de camarão, R$ 65,00 para duas pessoas. De entrada veio camarão e iscas de peixe à milanesa, camarão no bafo e camarão ao molho, com alho. Comemos tudo e mal terminamos de colocar os talheres no prato o garçom perguntou se poderia recolher. Nos olhamos com um ponto de interrogação e dissemos que sim. Pensamos que era a deixa para irmos embora, ainda bem que tinha o refrigetante para terminar de beber, pois o garçon voltou com mais camarão e iscas de peixe a milanesa e avisou que já traria  o almoço!! Nos olhamos novamente com um ponto de interrogação e rimos. Então veio arroz, feijão, salada, pirão e filés de peixe à milanesa ao molho de camarão. Ou seja, é muita comida para duas pessoas. Nossa única ressalva é que poderíamos ter comido mais se a maioria dos pratos não fossem à milanesa, o que dá uma sensação de estufamento.

Digestão: uma trilha na praia Açores.
Logo ao sair de Pântano do Sul, há um cruzamento que leva para outras praias: Solidão e Açores. Na estrada e no pequeno centro passa-se por casarões de classe alta.
Seguimos até onde era possível de carro e depois caminhamos atrás de uma cachoeira que vimos em uma placa “Cachoeira 1 km”. Começamos a trilha e mal sabíamos o que nos esperava.
Subidinha das brabas

É uma trilha íngreme e difícil. Seguimos umas pessoas que estavam na nossa frente, algumas delas pararam pelo caminho. Nós seguimos mais um pouco.
Depois de caminharmos mais de meia hora encontramos algumas pedras com um pouquinho de água, estávamos cansados e a sequência de camarão estava pesando, por isso desistimos.
Na volta, nos pareceu que o outro caminho de uma bifurcação era o correto para chegar à cachoeira, pois escutamos o barulho de pessoas atirando-se na água, bem antes do ponto que desistimos.

1. Mas vcs estão uns maratonistas de caminhadas. Que bom q estão aproveitando. Lindas imagens e boas informações.