E nasce mais um blog...

O viRÔ Dicas tem a intenção de
compartilhar as experiências gastronômicas
e de turismo desta gaúcha.


A ideia é passar dicas sobre comidas,
lugares e caminhos experimentados.

Espero que aproveitem e fiquem
a vontade para comentar.


Um abraço,
Rose Martins


sábado, 5 de março de 2016

De ponta a ponta no Ceará

Emoção: várias quedas livres
Desta vez, vou falar um pouco das praias do lado oeste do Ceará.

A praia mais próxima de Fortaleza é Cumbuco, 35 km, local conhecido pelo passeio de buggy pelas dunas altíssimas do lugar. São algumas quedas livres de 35 metros, ou seja, fortes emoções, eu quase infartei. Para terem uma noção, um dos nossos parceiros de passeio, que sentou atrás, na lateral, quase caiu do veículo numa bendita e radical curva. A sensação é de que o buggy vai virar, pois a inclinação frontal chega a 90 graus e na lateral se sente o chão bem próximo.
Praia de Cumbuco
Entre subidas e descidas, o bugueiro leva para conhecer as lagoas do local. A primeira parada é Parnamirim, onde pode fazer o skybunda (R$ 15 para subir e descer quantas vezes desejar nos vinte minutos de parada) e tomar banho na lagoa, que tem uma água "gostosa".
Em seguida, conhecemos (do alto de uma duna) a Lagoa do Banana. A próxima parada é a Lagoa Cristalina, que é formada pelas águas do rio Cauípe. Neste lugar tem a tirolesa - R$ 15 -  e o "insano pobre" (estilo toboágua, que faz sátira ao brinquedo insano do Beach Park).
Tirolesa e insano pobre
Por fim, visita-se a Lagoa Cauípe, um lugar lindíssimo onde também pode-se tomar banho. Terminando, assim, o passeio de Cumbuco no ponto de apoio da agência de turismo.

Parada na Lagoa de Cauípe
Dica importante: nesta praia, de Cumbuco, é essencial fazer o passeio opcional, de buggy, pois se optar ficar só na praia é bem possível de ficar entediado, uma vez que o mar é agitado e tem MUITAS algas, que além do cheiro ruim, dão uma sensação terrível dentro da água, enroscando nas pernas. Ainda bem que o ponto de apoio da agência (Vitorino) tem piscina, caso contrário, não teria aproveitado a tarde.

Lagoa de Almécegas 
Próximo destino é Lagoinha, distante 130 km de Fortaleza. Local onde o passeio opcional é sensacional. O roteiro inicia saindo do restaurante a bordo de um "Pau-de-Arara" (caminhão coberto, com bancos de tábua, praticamente grudados uns nos outros), onde os guias vão alegrando a galera até a Lagoa de Almécegas, nome de uma planta que existia na lagoa, mas que está em extinção.
Pau-de-arara
O banho nesta lagoa é super bacana, há redes dentro da água, onde se pode deitar e curtir.
Depois de vinte minutos, os passageiros são convocados a entrar no catamarã, que os leva até a outra margem da lagoa. Na outra ponta, o buggy espera a turma para mostrar mais paisagens, uma destas é a Lagoa dos Jegues. Depois o retorno ao ponto de apoio, que por sinal é muito bom. 
Infra-estrutura boa em Mundaú

A praia de Lagoinha é melhor do que a de Cumbuco para o banho de mar. 

Agora, sobre Mundaú, que fica a 147 km da capital do Ceará.

Nesta praia optei por não fazer o passeio opcional, já que era de pau-de-arara e catamarã novamente.
A infra-estrutura do ponto de apoio (da Vitorino) é espetacular, com piscina, área de descanso, mirante, enfim, bem tri!
Quando a maré baixou, no início da tarde, o banho de mar ficou maravilhoso, com quase nada de ondas. A tarde neste local foi muito bem aproveitada, pois a água e o clima favoreceram muito.

Mar convidativo em Mundaú
A praia de Jericoacoara fica no oeste do litoral cearense, mas distante 320 km de Fortaleza. As agências oferecem o transfer para o lugar, normalmente nas segundas, quartas e sextas, assim como o passeio de um dia. Porém considerei ser muito cansativo para um dia, pois a galera sai às 4h da madrugada e retorna a tarde, chegando à noite de volta. A experiência que tive indo de Natal para João Pessoa não foi boa, justamente por ser longe, então desta vez não arrisquei. Ainda mais que o lugar é belíssimo e vale a pena ficar mais de algumas horas para conhecer as belezas de lá. Então, meu plano é voltar ao Ceará para ir, exclusivamente, a Jeri. Pelas informações que tive de outros turistas, três dias é perfeito para apreciar a localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário