Em homenagem ao 20 de setembro e a estreia do filme O Tempo e o Vento a dica é visitar a Vila de Santa Fé.
O filme, baseado na obra de Erico Veríssimo, teve parte das filmagens feita na cidade cenográfica, que fica no Parque do Gaúcho, em Bagé.
São 17 prédios (feitos com placas que parecem compensado) como a igreja, a Venda do Nicolau, a Câmara e com a encantadora figueira ao centro. Árvore cenográfica trazida do Rio de Janeiro, montada com ferro, concreto, espuma, folhas de tecido e que tem 14 metros de diâmetro. Linda, linda!
Quando se está lá tu acreditas que aquele lugar é real, pelo encantamento que transmite . A parte triste é que a degradação das estruturas avança pela ação do tempo. Se não houver investimento para que a Vila seja, de fato, um patrimônio cultural, em pouco tempo não existirá mais.
Porém, enquanto as questões burocráticas são definidas vale a pena visitar o local se estiveres por aquelas bandas.
Os portões são abertos aos finais de semana e feriados, a partir das 15 horas, ao que me foi informado quando estive lá. Caso contrário terás que olhar somente pelo lado de fora, atrás da cerca eletrificada.
Na época, final de maio, estava sendo cobrado uma taxa de R$ 2,00 por pessoa.
Bom passeio!
Serviço:
Vila de Santa Fé
Endereço: Parque do Gaúcho, Avenida Visconde Ribeiro de Magalhães, s/nº, Bagé. (O local dispõe de outras estruturas como canchas, pista de aeromodelismo, motocross, etc)
Horário: Aberto ao público nos sábados, domingos e feriados, a partir das 15h.
Valor: R$ 2,00 por pessoa.
Assista ao vídeo abaixo.
http://videos.clicrbs.com.br/rs/zerohora/video/programacao-zhtv/2013/09/zhdoc-cidade-cenografica-parada-tempo-bage/41723/